Load Ajax

A2R Benefícios

Quero uma cotação

SOLICITAR ATENDIMENTO

Esportes 07/05/2023 timer Tempo est. de leitura: 05 minutos 13 segundos Voltar ao blog undo

Sedentarismo: dicas para que você comece a se exercitar e tenha mais qualidade de vida

Escrito por: Felipe Calixto
Banner do artigo Sedentarismo: dicas para que você comece a se exercitar e tenha mais qualidade de vida

Você se considera uma pessoa sedentária? Sabe as qualidades que uma atividade física pode nos trazer? Vamos te ajudar, o educador físico Felipe Nastri passou por aqui para nos dar umas dicas e deixarmos a preguiça de lado.

Primeiro de tudo, escolha uma atividade que te dê prazer para que você consiga se identificar de alguma forma, não adianta escolher o esporte do momento se aquilo não te agrada, ainda mais quando você não tem o hábito de fazer atividades físicas. E não tente também criar grandes metas, pois você poderá se frustrar e acabar desistindo daquilo que você nem começou. Tenha uma meta baixa para que você consiga ir evoluindo aos poucos.

E não é que a atividade física pode nos prevenir de muitas doenças? Destacamos algumas como a prevenção a diabetes, pressão alta, doenças cardiovasculares, ajuda em quadros de depressão, além de melhorar a autoestima, nossa qualidade de sono e disposição.

Muitas pessoas acabam não procurando atividades físicas porque acham que não têm mais idade para poder começar, mas segundo o Nastri, qualquer pessoa pode fazer uma atividade física, os exercícios vão diferir de acordo com o nível de aptidão de cada um. E normalmente esse condicionamento vai depender da vivência que a pessoa tem de treinamento. Claro, sempre entendendo e tomando cuidado com a restrição individual.

Outro ponto importante é o tempo mínimo que você precisa se exercitar durante a semana para não ser considerado um sedentário, isso mesmo, precisa realizar atividades com o mínimo de 150 minutos por semana.

Felipe afirma: “O tempo mínimo de atividades físicas para que uma pessoa não seja considerada sedentária são cento e cinquenta minutos, de preferência espalhados pela semana. E quanto mais ela conseguir dividir o treino, intercalando um dia sim e outro não, melhor.”

Muitas pessoas reclamam que não obtém bons resultados quando praticam atividades físicas. Mas você já inseriu essa atividade em sua rotina? Para que você tenha bons resultados é preciso ter uma boa frequência, buscando sempre melhorar aquele trabalho feito, seja na corrida, aumentando a velocidade e distância, na musculação aumentando a carga ou o número de exercícios. E tenha paciência, pois é um processo demorado para que você consiga ter um bom condicionamento. Sim, toda vez que você parar de se exercitar, você dará muitos passos para trás. Por isso que quando estamos treinando, estamos sempre nos preparando para o próximo treino, o treino nada mais é do que um ajuste, seja ele de força, cardiovascular, para que no próximo treino você consiga aguentar este trabalho ou superá-lo

Acho que agora você não tem mais desculpas. Já sabe né? Encontre aquela atividade física que você se identifica, procure a ajuda de um profissional, não pense em algo só estético, pois a sua vida irá melhorar em todos os sentidos, bora começar a treinar!

Você também pode gostar

Newsletter