Load Ajax

A2R Benefícios

Quero uma cotação

SOLICITAR ATENDIMENTO

Bem estar 06/06/2023 timer Tempo est. de leitura: 05 minutos 38 segundos Voltar ao blog undo

Timidez ao falar em público? Duas dicas para que você fique mais confiante e seguro de si.

Escrito por: Felipe Calixto
Banner do artigo Timidez ao falar em público?  Duas dicas para que você fique mais confiante e seguro de si.

Escrito por: Felipe Calixto

 

Quem nunca se sentiu envergonhado quando teve que apresentar algum projeto ou produto no trabalho? Nossa voz trava, ficamos com a respiração ofegante, ombros tensos e não conseguimos organizar nossas ideias. Esses são alguns dos “sintomas” do nervosismo quando nos sentimos expostos. Muitos profissionais qualificados acabam não conseguindo colocar de maneira clara o que estão apresentando. Como conseguir me controlar diante de uma situação como essa?

Eu, Felipe Calixto, ator e criador do projeto “Você em foco”, workshop onde uso as técnicas teatrais para trazer mais confiança para as pessoas ao falarem em público, darei algumas dicas para que você consiga se sentir mais à vontade. Antes de qualquer coisa, a minha dica é: tenha confiança no seu trabalho e respire. É sério, inspire e expire que você verá que tudo ficará mais tranquilo. Quando somos colocados em situações de exposição, nossa primeira reação é parar de respirar e deixar a tensão nos dominar, travamos nossas pernas, ombros e parece que não temos ar pra falarmos. Por isso que muitas vezes nossa voz fica abafada e um pouco rouca. É um pouco difícil tentar passar as dicas práticas através do texto, mas tentarei mostrar pra vocês como termos um controle maior do nosso corpo durante uma apresentação.

Como eu falei anteriormente, nunca se esqueçam de respirar, concentre-se nessa ação que você ficará muito mais tranquilo. Inspire, lentamente, pelo nariz e solte, lentamente também pela boca, se você não conseguir entender o quão lentamente pode ser essa ação, conte até o número 8 para inspirar e o mesmo para expirar. Acredite, você ficará muito mais tranquilo. Tente fazer esse exercício agora, feche os olhos e conte até 8, depois solte o ar em 8 também. 1, 2, 3 , 4, 5, 6, 7 , 8. Conseguiu? Sentiu alguma mudança?

            A primeira dica já foi dada, agora vamos para a segunda. Lembra que eu disse que ficamos travados em situações de grande exposição? Pois é, quando você se sentir assim, fique atento na área do seu joelho, veja que ele estará bem tensionado, deixando você muito rígido fisicamente. Pense em relaxar os joelhos, deixando-os semiflexionado. É algo bem suave, nada muito exagerado para que ninguém perceba, somente você. A mudança é impressionante quando você começa a se atentar, sua postura automaticamente ficará mais relaxada e junto com a respiração você terá um controle bem maior diante de toda a situação. Tente aí, levante e faça o teste. Espero que dê certo.

            São muitas as outras técnicas para que você comece a ter clareza e controle do seu corpo diante de situações de exposição. Essas foram as duas dicas para que você consiga se sentir mais seguro e confiante durante uma apresentação no trabalho ou na faculdade. Mas não adianta nada você seguir essas dicas sem ter se preparado e estudado o que você vai falar. Estude o conteúdo e entenda sobre o que você está falando. Assim você estará tranquilo e com o domínio sobre o assunto tratado. Acredite, você vai conseguir. Nos vemos em breve. Boa sorte!

 

 

 

Newsletter