Load Ajax

A2R Benefícios

Quero uma cotação

SOLICITAR ATENDIMENTO

Saúde 07/05/2023 timer Tempo est. de leitura: 06 minutos 48 segundos Voltar ao blog undo

Alimentação saudável: aprenda a cuidar da sua alimentação e conheça os benefícios oferecidos pelo consumo de frutas e legumes

Escrito por: Felipe Calixto
Banner do artigo Alimentação saudável: aprenda a cuidar da sua alimentação e conheça os benefícios oferecidos pelo consumo de frutas e legumes

Agora a “A2R” vai trazer diferentes assuntos, dicas e bate-papos com pessoas que querem compartilhar um pouco do seu conhecimento. Nathália Mancinelli, nutricionista, foi a nossa primeira convidada. Perguntamos sobre dicas de como ter uma alimentação saudável, seus benefícios e como tentar manter uma dieta nesse dia a dia corrido em que vivemos.

“Quando nós pensamos em uma alimentação saudável, inclui todos os grupos: os construtores, os energéticos e os reguladores, então aqui eu estou falando das proteínas, gorduras nos carboidratos e de vitaminas e minerais.”

Entenda melhor quais alimentos pertencem a cada grupo:

Construtores: Proteínas, todo o tipo de proteína animal como carnes, ovos, leite, queijo e as proteínas vegetais como feijão, ervilhas, brócolis e quinoa.

Energéticos: Principalmente os carboidratos de raízes como batata, mandioca, cereais, arroz, aveia e as gorduras também entram nessa categoria, nós estamos falando de gorduras boas, poli-insaturadas (peixes como salmão e sardinha, castanha do pará, linhaça) e mono-insaturadas (como azeite, castanha de caju, nozes e amêndoas).

Reguladores: frutas e vegetais como cenoura, beterraba, escarola, rúcula, tomate, abobrinha, banana, maçã, mamão.

O ideal é termos uma alimentação que inclua todos esses grupos para que não falte nada para o seu corpo funcionar bem. E claro, não podemos nos esquecer da água.

Vale destacarmos os benefícios trazidos pelo consumo de frutas e legumes que são super importantes para o nosso metabolismo e imunidade. O consumo de fibras ajudará para uma melhor função intestinal e trará a saciedade em uma dieta, fazendo com que tenhamos a diminuição do consumo dos carboidratos em excesso. Muitas frutas ajudam na recuperação da dor muscular, fornecimento de energia para performances esportivas. Por isso que quando você inclui mais frutas e verduras em sua alimentação, automaticamente os produtos industrializados vão perdendo espaço.

Mas como ter um bom hábito alimentar diante de uma rotina tão corrida? Por que é tão difícil mudarmos nosso hábito e parece que todos os estímulos à nossa volta estão ao contrário? Segundo a Nathália, tudo isso tem muito mais a ver com o estilo de vida que a gente leva.

“Pra mim o grande problema com a alimentação está ligado ao nível de stress e a falta de tempo que nós temos de cuidar de nós mesmos, a gente não prioriza mais cozinhar, horas de sono, exercícios, por isso que com o passar dos anos a obesidade vai aumentar cada vez mais.”

O tal “vício” alimentício, palavra utilizada erradamente, é a prova de que estamos com valores e qualidade de vida invertidos. Não estamos mais priorizando um setor tão importante que é a nossa alimentação. Sim, sabemos que para a maioria é muito difícil termos uma boa alimentação e é aí que os alimentos industrializados mais baratos e com um valor nutricional baixíssimo e super calórico tentam suprir a nossa correria. Então, por onde começar? Ainda existe uma possibilidade?

O melhor caminho, quando se fala da alimentação, é tentarmos começar por partes, não queira começar tudo de uma vez colocando metas impossíveis. É preciso termos metas alcançáveis para que você não se sinta frustrado e que para cada conquista você possa colocar novas metas. Tente mudar um hábito por semana, comece pelo café da manhã, uma refeição tão importante, inclua uma fruta, vegetal e proteína, tente tomar mais água que você sentirá uma melhoria no seu dia a dia. Procure um profissional para que vocês possam descobrir juntos as melhores metas. Cuidado com as dietas prontas na internet, pode ser perigoso. Vamos priorizar a nossa saúde e vivermos mais leves e felizes, boa sorte!

Leia também: Dia mundial do Diabetes

Você também pode gostar

Newsletter